Versão Online | clique aqui | Atualizar Perfil
‌
‌
pubgeral-5
‌

Caro(a) Amigo(a) do MAH,

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo domingo, dia 9 de outubro, pelas 11h00, mais um concerto do ciclo Domingos com Música, na Igreja de Nossa Senhora da Guia.

O concerto, protagonizado pelo organista e cravista residente do MAH, Gustaaf van Manen, terá uma programação dedicada à Música Barroca, com destaque para os compositores Bartolomeu de Olagué (m.1658), maestro de capella na Catedral de Santiago de Compostela, de cujas obras para órgão apenas vinte e quatro chegariam aos nossos dias; Léon Boëllmann (1862-1897), compositor e organista francês, que durante a sua curta vida foi um reconhecido professor, excelente intérprete e grande improvisador; Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621), compositor holandês que tem integrado assiduamente a programação dos ciclos de Domingos com Música, destacando-se como um grande mestre e professor de muitos organistas alemães de renome; por sua vez, Georg Böhm (1661-1733), organista e compositor alemão, que influenciaria em grande medida o próprio Johann Sebastian Bach; e Johann Caspar Kerll (1622-1693), que integra aqui o programa com Battaglia (Batalha), uma forma musical típica da época da música organística Ibérica.               

Este ciclo de concertos quinzenais pretende dar a conhecer a magnífica sonoridade do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, construído, em 1788, por António Xavier Machado e Cerveira.

A atividade decorre em regime de livre acesso.

_

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão (doutoramento) e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano, em 1969. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (CRAH), instituição onde foi eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. Em 1993, realizou o exame de órgão no Conservatório de Lisboa. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de Pedagogia da Música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. A partir de 2016, tornou-se organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.


Cumprimentos,


‌
‌

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700 -181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe
‌
‌
‌