Caro(a) Amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo promove a 1 de outubro, sábado, pelas 15h00, uma palestra no seu auditório, subordinada ao tema A Arquitetura Franciscana e o Convento de São Francisco, tendo como orador o Professor Doutor João Vieira Caldas.
Nesta palestra, aberta ao público, o edifício do antigo Convento de São Francisco, onde hoje está instalado o Museu de Angra do Heroísmo, merecerá, em si mesmo, uma atenção que ultrapassará largamente as suas atuais funções, enriquecendo o seu conteúdo patrimonial.
Com efeito, segundo João Vieira Caldas «A posição elevada e sobranceira ao centro da cidade, e, em particular, a proeminência da sua enorme igreja, nunca o deixaria passar despercebido. Acresce que, apesar das sucessivas reconstruções, ampliações e, sobretudo, adaptações indispensáveis às mudanças de uso, o conjunto conserva um número significativo de espaços que permitem reconhecer não só antigas funções conventuais como, nalguns casos, enriquecidos pelos seus equipamentos e revestimentos, representam verdadeiras e originais obras de arte. Por outro lado, algumas soluções arquitetónicas, mais uma vez com relevo para a Igreja, constituíram o principal modelo dos outros grandes cenóbios franciscanos dos Açores, mas também ajudam a compreender os mais pequenos.
É, portanto, o convento franciscano de Angra enquanto modelo e ponte com os seus congéneres ilhéus, em termos genéricos, e como protagonista de valores patrimoniais significativos e diversos, em termos específicos, que sintetiza as principais motivações desta “palestra”.».
_
João Vieira Caldas é Arquiteto (ESBAL, 1977), Mestre em História de Arte (FCSH-UNL, 1988) e Doutor em Arquitetura (IST-UTL, 2007).
A sua atividade profissional dividiu-se entre a prática da arquitetura, o ensino, a investigação e a crítica, tendo trabalhado em projetos de intervenção no património construído e participado em diversos inventários e estudos sobre o Património Arquitetónico e Urbano.
É Professor Associado Aposentado do Instituto Superior Técnico, onde foi coordenador do Mestrado Integrado em Arquitetura, onde lecionou, entre outras, disciplinas da área da Teoria e da História da Arquitetura e onde continua a dedicar-se à investigação no quadro do CITUA (Centre for Innovation in Territory, Urbanism and Architecture).
Tem predominantemente investigado, publicado artigos e livros, comissariado ou cocomissariado exposições e orientado teses de mestrado e de doutoramento nos domínios do Património Arquitetónico, da Arquitetura Moderna Portuguesa e da História da Arquitetura Doméstica (urbana ou rural, erudita e vernácula).
Destacam-se, de entre os vários trabalhos em que participou dedicados aos Açores, a Arquitetura Popular dos Açores (de cuja publicação coordenou a versão definitiva), o Inventário do Património Imóvel dos Açores (do qual foi consultor desde a primeira hora) e a História da Arte nos Açores, 1427-2000 (da qual foi um dos coordenadores científicos).