Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
Aos domingos, o órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia continua a fazer-se ouvir, quinzenalmente, pelo que, a 17 e a 28 de agosto, o convidamos a estar presente em mais um concerto gratuito protagonizado pelo organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, pelas 11h00.
Em termos expositivos, recomendamos a exposição Azuis da Atlântida, patente na Sala do Capítulo até 16 de outubro. A mesma assinala o retorno da pintora Carlota Monjardino ao MAH com telas que, no dizer de Carlos Severino, “mergulham na Atlântida perdida e trazem ao nosso olhar os estados do Mar (…), os seus místicos, brumosos e tempestuosos céus, que nos atingem a cada momento e nos obrigam a estar em constante atenção, como se cada um de nós fosse uma navegação em mar alto, sujeito ao baile das ondas…”.
Ainda no Edifício de São Francisco, poderá apreciar a exposição Prazer do Espírito e do Olhar | Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago, que ocupa até 11 de setembro a Sala Dacosta, bem como as mostras As Moedas Bíblicas e do Próximo Oriente e Museu Adentro | A Aviação e a Batalha do Atlântico: Uma Perspetiva à Escala localizadas nos corredores paralelos à exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico. A partir de 9 de agosto, na Vitrine de Curiosidades será exibido um bizarro modelo pedagógico utilizado em campanhas antitabagismo.
O que Faz Falta … é Malhar na Malta!, constitui, por sua vez, um motivo incontornável para ir até à Carmina | Galeria de Arte Contemporânea. Impactante e provocativa, esta sequência de telas de Luís Herberto, cujo título evoca a célebre canção de intervenção de Zeca Afonso O que faz falta!, apresenta, numa linguagem declaradamente gráfica, muito próxima da dos murais, imagens da atuação de forças policiais e paramilitares, em manifestações várias, sobretudo quando estão em causa atropelos claros à dignidade social e aos mais elementares direitos da nossa existência social e democrática.
No Edifício do Comando da Base Aérea n.º 4, mantém-se até 4 de setembro, a exposição O Voo do Açor, que aborda os primórdios da aviação nos Açores, com ênfase para a Ilha Terceira. Por seu turno, permanecem patentes nos Museus das Flores e da Horta, as exposições itinerantes do MAH Retratos de Mero e Breviário Açoriano | Pintura de Dimas Simas Lopes.
Esteja connosco em agosto!
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica -Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
