Versão Online
fb_pub_noitecruzinhas
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

No próximo sábado, dia 23, o Museu de Angra do Heroísmo, em cooperação com a Direção Regional dos Recursos Florestais, sai fora de portas e retoma a tradição dos concertos noturnos na Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil.

O programa À Noite nas Cruzinhas, que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Regimento de Guarnição N.º 1, inicia-se com duas visitas orientadas à Fortaleza de São João Baptista a decorrer respetivamente às 18h00 e 19h00. A concentração terá lugar na Porta de Armas, devendo os interessados proceder à sua inscrição no local, fornecendo a sua identificação. Pelas 20h30 e 21h00, no Pico das Cruzinhas, o historiador Carlos Enes e Jaime Regalado, técnico-superior do MAH, contextualizarão historicamente o padrão comemorativo do V Centenário dos Descobrimentos e as baterias antiaéreas que integraram o complexo defensivo da baía e da cidade de Angra do Heroísmo, na II Guerra Mundial.

Pelas 22h00, também no Pico das Cruzinhas, a Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro, apresentará Ritournelle, um espetáculo de música e movimento apoiado pela DGARTES e pela Associação Portuguesa de Flautas.

O nome deste espetáculo deriva do sentido que o filósofo Gilles Deleuze atribuiu ao termo: uma canção territorial que invoca o poder do cosmos. Com o fim de explorar esta relação entre música e território, foram encomendados 8 temas a compositores de diferentes gerações, estéticas e regiões (de Portugal a África), que foram compostas a partir de motivos ou referências que remetem para um território (região) e que foram recriadas através de som, movimento, dança e encenação em 8 espetáculos por todo país pela FLUTUA | Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro. Compõem esta orquestra Angelina Rodrigues, António Freitas, Célia Silva, David Leão, David Sousa, Eva Senra, Joana Nolasco, Mafalda Carvalho, Maria João Balseiro, Maria Milheno, Marisa Léon, Sara Silva, Tiago Barros e Tiago Santos. A direção artística está a cargo de Jorge Salgado Correia. O espetáculo conta ainda com a participação da bailarina Francisca Durão e de Aldovino Munguambe, na percussão.

A FLUTUA | Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro foi fundada em 2004 e desde então tem tocado em inúmeros eventos, como Festivais de Música, Conferências Académicas, Convenções de Flauta, eventos socias, concertos, etc. Composta maioritariamente por ex-alunos e atuais, a FLUTUA tem realizado várias estreias absolutas de outras que foram por ela comissionadas a compositores nacionais e estrangeiros (do México, Colômbia, EUA, França). Recentemente, a FLUTUA atuou no Festival de Ensembles de Flauta promovido pelo European Flute Council, que teve lugar em Poznan, Polónia, de 5 a 7 de abril de 2021, tendo sido distinguida pela crítica pela sua qualidade e originalidade e referenciada em revistas da especialidade como “The Flutistist” Quaterly” (revista da National Flute Association, EUA) e “Pan” (revista da British Flute Society, Reino Unido).

Todas as atividades decorrem em regime de livre acesso.


Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS

DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800

museu.angra.info@azores.gov.pt

http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados