Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
Em junho, continuam os Domingos com Música, no Museu de Angra do Heroísmo, nos dias 5 e 19, pelas 11h00, dando a conhecer a sonoridade única do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia. Estes concertos, com a duração aproximada de uma hora, contam com a participação do organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, e de artistas convidados. Assim, no dia 5, estará presente a violinista Raquel Dahmen Quintas, sendo interpretadas obras dos séculos XVII e XVIII.
No sábado, 11 de junho, entre as 9h00 e as 18h00, decorrerá o 1.º Seminário de Atividade Física e Saúde em Populações Especiais | Gravidez e Pós-Parto organizado pelas mestrandas Sara Pires do Nascimento e Sara Sousa, contando com a cooperação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e da Olhar Poente / Associação Desenvolvimento.
Também neste sábado, pelas 15h00, terá lugar na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes um workshop de Técnicas de Defesa Pessoal, tendo como monitor o instrutor de Krav Maga, Manuel Martins, II Darga e Delegado da Federação Portuguesa de Krav Maga, que fará uma iniciação a esta modalidade desenvolvida por Imi Lichtenfeld para defender os quarteirões judeus, durante o período de ativismo antissemita em Bratislava, nos anos 1940.
As Conferências na Boa Nova regressam a 15 de junho, pelas 20h00, ao Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima. O conferencista Filipe Martins, instrutor em artes marciais históricas europeias, proferirá a comunicação A Espada e a Esgrima | Um Binómio Evolutivo. Tal como habitualmente, a atividade decorre em regime de livre acesso, sendo possível visitar as reservas de Uniformes, Armas Ligeiras e Armas Pesadas das 20h00 às 23h00.
Durante a Semana Acesso Cultura, as reservas do Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima voltam a abrir gratuitamente ao público, a 22 de junho, das 14h00 às 17h00, no âmbito da atividade Boa Nova de Portas Abertas.
Em termos expositivos, recomendamos a visita à Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, onde se encontra patente, até 22 de setembro, a exposição de pintura de Luís Herberto O que Faz Falta… é Malhar na Malta. A mesma apresenta, numa linguagem declaradamente gráfica, muito próxima da dos murais, imagens da atuação de forças policiais e paramilitares que denunciam atropelos claros à dignidade individual e aos elementares direitos da existência social e democrática. Igualmente dignas de visita são as exposições Prazer do Espírito e do Olhar | Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago, que ocupa até 11 de setembro a Sala Dacosta, e Comunicações na Ilha Terceira | O Radioamadorismo e a Guerra Fria, que se mantém até 3 de julho, na Sala do Capítulo. Estas exposições podem ser apreciadas no Edifício de São Francisco, conjuntamente com as mostras As Moedas Bíblicas e do Próximo Oriente, Vitrine de Curiosidades | Jean-Jacques Rosseau e Museu Adentro | A Aviação e a Batalha do Atlântico: Uma Perspetiva à Escala.
No Edifício do Comando da Base Aérea n.º 4 será reposta, a partir de 14 junho, a exposição O Voo do Açor, que aborda os primórdios da aviação nos Açores, com ênfase para a Ilha Terceira. Por seu turno, as exposições itinerantes As Outras Mulheres da Terra e Retratos de Meros visitarão, respetivamente, os museus de Santa Maria e das Flores, nos meses de junho e julho.
Na Aerogares Civil das Lajes, um notável busto de bronze de Madame du Barry, da autoria de Augustin Pajou (1730-1809), substituirá, a 7 de junho, o valioso tabuleiro de xadrez em marfim ali exposto, mantendo-se em exposição na Direção Regional dos Assuntos Culturais uma delicada bolsa de prata vitoriana. No Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, no âmbito da mostra Artes de Guerra, exibe-se um interessante frasco de pólvora fina utilizado para guardar a mesma a bordo das embarcações da Carreira das Índias.
Não faltam, pois, motivos para visitar o seu Museu em junho.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS
DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
