Versão Online
281891998_2191140554375593_2165670464310869831_n
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

O Museu de Angra do Heroísmo foi mais uma vez distinguido pela APOM, Associação Portuguesa de Museologia, tendo-lhe sido atribuída uma Menção Honrosa na Categoria Incorporação. A mesma, entregue na cerimónia realizada a 27 de maio, no Museu da Academia Militar, na Amadora, premiou a doação da coleção de moedas do Professor Luís Filipe Thomaz que, no passado ano de 2021, passou a integrar o acervo do MAH.

Esta vasta e valiosa coleção numismática coletada pelo professor Luís Filipe Thomaz, ao longo de décadas, valoriza a moeda, sobretudo, enquanto testemunho de uma época, de uma situação política ou de um contexto cultural, assumindo uma dimensão universalista. A par de um completo e impressionante acervo de moedas que documenta nove séculos de amoedação portuguesa, a coleção, no seu conjunto, cobre todo o espaço que vai de Portugal ao Japão e todo o período que vai do século VII A.C., quando se fazem as primeiras cunhagens, aos dias de hoje. Ligado à Ilha Terceira por relações genealógicas, o professor Luís Filipe Thomaz, estabeleceu também com Angra do Heroísmo ligações afetivas, dado que a frequenta desde 1959. Contudo, foi primordialmente a tradição cosmopolita desta cidade que, durante pelo menos três séculos, foi escalada por embarcações provenientes da Índia e do Extremo Oriente, do Brasil, da costa africana e da América Espanhola, que justificou esta magnânima oferta de inestimável valor cultural ao Museu de Angra do Heroísmo.

Os prémios APOM, atribuídos anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia, visam incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses, reconhecendo o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia no país.

O Museu de Angra do Heroísmo tinha sido já agraciado com um prémio na categoria Incorporação, em 2021, na sequência da doação da Carmina | Galeria à Região Autónoma dos Açores, pelo seu fundador, o artista plástico e dinamizador cultural Dimas Simas Lopes. No mesmo ano, esta instituição foi ainda contemplada com um prémio na categoria de Intervenção em Conservação e Restauro, que distinguiu a recuperação de um Bergantim Real da segunda metade do século XVIII, concretizada pela equipa do MAH, em colaboração com diversas entidades de diferentes áreas, nomeadamente os mestres José Costa e Raulino Teófilo.

Em 2013, o MAH recebera o prémio APOM na categoria Melhor Serviço Educativo e, em 2015, 2016 e 2019, respetivamente, os prémios para melhor Sítio da Internet, melhor Reserva Visitável e melhor Projeto de Educação e Mediação Cultural. Em 2020, o prémio Incorporação coube à exumação de uma baleia comum Baleonoptera Physalus. Nos anos 2014 e 2020, a colaboração com o DI com a publicação da rubrica Museu Aberto e a residência do grupo de Teatro A SALA foram também distinguidas com menções honrosas nas categorias Trabalho Jornalístico e Parceria.

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS

DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800

museu.angra.info@azores.gov.pt

http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados