Versão Online
fb_pub
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo domingo, 8 de maio, pelas 11h00, mais um concerto do ciclo “Domingos com Música”, que tem lugar quinzenalmente no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia. 

Tendo como objetivo essencial dar a conhecer a sonoridade do notável órgão histórico existente neste templo, da autoria do famoso mestre organeiro António Xavier Machado e Cerveira (1765/1828), o concerto, organizado pelo organista residente do MAH Gustaaf van Manen, contará com a presença de três músicos convidados: Daniela Dahmen Quintas, violinista; Rodrigo Lima, flautista e Orest Grytsyuk, violoncelista, que interpretarão obras de compositores dos séculos XVII e XVIII.

Esta atividade decorre em regime de livre acesso.

Daniela Dahmen Quintas, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde completou o 8º grau de violino, o 3º grau de piano e o 3º grau de ballet. O seu percurso no CMCGB incluiu doze anos de estudo de música e sete anos de ballet clássico. Em 2007, ingressou na Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro (Violino), concluída em 2010, durante a qual foi aluna do Prof. Zoltán Santa. Trabalhou com os professores Jaime Mota, Helena Marinho e Aliaksandr Znachonak (Música de Câmara), integrando duos, trios e quartetos. No âmbito da disciplina de Orquestra, foi chefe de naipe dos segundos violinos e também Concertino da Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Tocou um dos solos do Concerto para Quatro Violinos em Si Menor de Vivaldi com a mesma orquestra.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Música (ramo de violino) na Universidade de Aveiro, em julho de 2016. Nesse âmbito, escreveu e defendeu a dissertação intitulada “Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino”. Durante todo o seu percurso musical trabalhou sob a direção de diversos maestros, como António Victorino de Almeida, Nuno Corte-Real, Luís Carvalho, Jorge Salgueiro, António Vassalo Lourenço, Vasco Negreiros, Florin Totan, Ernst Schelle, Jean Sebastien-Béreau, German Cárceres, Paul Phillips, Sarah Hicks, entre outros. Como instrumentista, trabalhou com a Orquestra de Câmara de Braga, com a Orquestra de Cordas do DeCA, com a Orquestra Camerata Antiqua, com a Orquestra de Câmara da Maia, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Camerata do Algarve, com a Sinfonietta de Angra do Heroísmo, com o quinteto Sull’a Corda e com o pianista Alexandre Dahmen, em duo.

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão (doutoramento) e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano, em 1969. Em 1980 radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (CRAH),  instituição de que foi eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. Em 1993 realizou o exame de órgão no Conservatório de Lisboa. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de Pedagogia da Música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. A partir de 2016, tornou-se organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

Orest Grytsyuk, natural da Ucrânia, tem conferidas as qualificações de concertista, solista de música de câmara, solista de orquestra e professor, e iniciou sua atividade profissional no Instituto Superior de Música na Faculdade de Música de Câmara e Quarteto de Cordas da cidade de Lviv. Durante essa época, participou em várias tournées, como membro de Quarteto de Cordas pela Suécia, Polónia, ex-Jugoslávia, ex-Checoslováquia e Hungria. É professor de violoncelo no CRAH desde 1995, colaborando, desde então, em variados conjuntos instrumentais, concertos, recitais e outros eventos culturais na Terceira e nas restantes ilhas dos Açores.

Rodrigo Manuel dos Santos Lima, é natural da freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Filarmónica União Praiense e, dois anos mais tarde, fez o Curso Complementar de Música no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, concluindo-o em 2002.

Na sua atividade musical destacam-se recitais com guitarra clássica, piano e concertos com a Orquestra do Teatro Angrense, Sexteto do Teatro Angrense, Lira Açoriana, Orquestra Juvenil da Terceira, como solista, Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, Horta Camarata, Orquestra Angra Jazz e Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa. Foi músico convidado da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Integrou o projeto desenvolvido pela Direção Regional das Comunidades intitulado “Música em Viagem" com uma digressão nos Estados Unidos. Em 2009 e 2010, foi nomeado para desempenhar o cargo de 1ª Flauta na Orquestra dos Açores, em obras como “ Criação” de Haydn e a famosa 9ª Sinfonia de Beethoven. Efetuou masterclasses com Nuno Inácio, Claudi Arimani e Trevor Wye. Concluiu a licenciatura em Instrumentista de Orquestra, na especialidade de Flauta Transversal, na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Classe de Flauta do Professor Nuno Inácio, em 17 de setembro de 2008.

Atualmente, é professor da Classe de Flauta Transversal na Escola Francisco Ornelas da Câmara, Praia da Vitória.

Com os melhores cumprimentos,

 

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DOS ASSUNTOS CULTURAIS

DIREÇÃO REGIONAL DOS ASSUNTOS CULTURAIS

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800

museu.angra.info@azores.gov.pt

http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados