Versão Online
‌

Caro(a) amigo(a) do MAH,

Maio é o mês dos Museus, pelo que lhe preparámos um programa diversificado que cruza a memória com a atualidade e a reflexão com a fruição, assumindo o seu ponto mais alto no dia 14 de maio, em que se celebra a Noite Europeia dos Museus.

Assim, a 5 de maio, pelas 21h00, A SALA, companhia de teatro residente do MAH, organiza mais um Café Teatro, tendo como tema “Este Difícil Amor”.

No primeiro sábado do mês, Francisco Nisa dinamizará um workshop de elaboração de tintas de óleo segundo métodos tradicionais que tem como público-alvo seis adultos. Esta atividade integra-se no plano de divulgação da exposição Metamorfoses, patente na Sala Dacosta até 8 de maio.

Também a 7 de maio, e no âmbito da dinamização da exposição Comunicações na Ilha Terceira: o Radioamadorismo e a Guerra Fria, decorrerá a comunicação As Informações Militares em Portugal no Período da Guerra Fria de 1974 a 1991, tendo como orador o Tenente-Coronel António Pedro Menezes, 2º Comandante do Regimento de Guarnição N.º 1.

O órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia volta a tocar a 8 e 22 de maio, dando seguimento aos concertos matinais Domingos com Música, protagonizados pelo organista residente do MAH, Gustaaf van Manen.

A habitual visita temática à hora do almoço, Venham mais 5!, terá lugar a 12 de maio. Desta vez serão narradas Histórias da China, caracterizando e contextualizando a produção e exportação de produtos ícones daquele território como a porcelana, a seda, a laca, o chá e também a numária, a partir de peças do acervo do MAH.

A Noite Europeia dos Museus, a 14 de maio, será assinalada com variadas atividades associadas ao tema Museu Mundi nomeadamente o ciclo tour Museu de Bicla, que percorrerá os diferentes núcleos do MAH, a inauguração de várias exposições e uma visita orientada ao Edifício de São Francisco, que visa ilustrar a universalidade do acervo da instituição. Esta noite de festa será complementada por animação musical e uma pequena feira de sabores locais e do mundo. Ao nível expositivo, além de mostras de viaturas de miniaturas de emergência da coleção de Lúcio Fernandes e de trajes tradicionais ucranianos, serão inauguradas as exposições Os “Heróis” de Capelinhos da responsabilidade do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e Prazer do Espírito e do Olhar| Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago, que contará com uma visita orientada pela historiadora de arte Diana Santos.

A 20 de maio, inaugurará a 3.ª mostra dedicada à Doação de Luís Filipe Thomaz, que desta vez trará a publico moedas islâmicas. Aquando da inauguração, terá lugar uma conferência sobre o mesmo tema por este professor e colecionador.

Na Carmina Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, a tarde de 21 de maio é dedicada à apresentação de projetos empresariais femininos, assinalando o termo da exposição de fotografia de Rui Caria As mulheres da terra.

Finalmente, a 27 de maio, pelas 21h00, inaugurará, com a presença do autor, a exposição de pintura O que faz falta… É Malhar na Malta.

Paralelamente, o Serviço Educativo do MAH continua a desenvolver as habituais atividades para grupos escolares ligadas à oferta expositiva vigente.

De terça a domingo, decorrem visitas orientadas à Fortaleza de São João Baptista.

Para mais informações, aconselhamos a leitura da agenda anexa.

Esteja connosco em maio e não se esqueça de vir ao seu museu ajudar a fazer a festa.

 

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes

Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo

Ladeira de S Francisco

9700-181 Angra do Heroísmo

Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt

clean safe

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados