Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, pelas 21h00, a exposição de fotografia de Rui Caria, “As mulheres da terra”, na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, em resultado de uma colaboração com a Leica Portugal.
A mesma retrata a vida de oito mulheres açorianas, residentes na Ilha Terceira, com idades entre os 21 e os 80 anos, que trabalham diariamente cuidando dos animais e dos pastos, numa labuta árdua e constante que, acompanhando os ciclos da natureza e invalidando férias e dias de folga, as torna exemplos de resiliência. ‘Algumas trabalham a tempo inteiro nas terras, cuidando dos animais, outras fazem-no como segunda ocupação, ajudando nesta dura atividade diária que é uma das principais fontes de rendimento de tantas famílias. Num trabalho, predominantemente, realizado por homens, estas mulheres são como um raio de sol no inverno. Mostram a força do seu ser, sem limitações ou preconceitos. E mesmo quando algumas dizem ir apenas “ajudar os maridos”, percebe-se, ao vê-las trabalhar, que elas não ajudam, elas fazem o que é preciso ser feito.’
Patente até 21 de maio, neste núcleo do Museu de Angra do Heroísmo especialmente dedicado à arte contemporânea, esta mostra fotográfica é, segundo o autor, uma homenagem “a todas as mulheres que escolhem todos os dias, os trabalhos mais severos e com eles fazem o bailado da vida.”
O evento decorre em regime de livre acesso, sendo observadas as normas de prevenção sanitária determinadas pela autoridade de saúde.
Rui Caria (n. 1972) é um jornalista e fotógrafo natural da Nazaré. Colabora com diversos órgãos de imprensa e agências de comunicação nacionais e internacionais. O seu trabalho fotográfico é reconhecido por editores das mais diversas publicações. Vencedor e finalista de diversos concursos mundiais, tem fotografias e artigos publicados em vários livros e na imprensa nacional e internacional.
Rui Caria foi distinguido com a Câmara de Prata da Federação Europeia de Fotógrafos, na categoria de fotojornalismo, na competição de Fotógrafo Europeu do Ano de 2016. Em 2019, venceu o primeiro prémio do Sony World Photography Awards, National Awards.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
