Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo acolhe a 19 e 20 de novembro, pelas 21h00, na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea, o festival de videoarte FUSO INSULAR, que, desta vez, se estende à Ilha Terceira, com uma programação dedicada à videoarte portuguesa contemporânea.
O público poderá assistir na sexta-feira, no decorrer da primeira sessão intitulada A VIDEOARTE CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA, a doze obras em vídeo realizadas por artistas portugueses ou estrageiros a viver em Portugal. As mesmas foram selecionadas pelo curador Jean-François Chougnet entre os vídeos que estiveram a concurso e foram premiados no Open Call do FUSO LISBOA 2021. O programa apresenta trabalhos, realizados nos últimos dois anos, que tratam dos limites e das urgências de um mundo em pandemia, abordando a relação com o mundo e com o meio ambiente, temas que o contexto pandémico tornou mais significativos e mais angustiantes do que nunca.
No sábado, na sessão LABORATÓRIO IMAGEM EM MOVIMENTO, serão projetados vídeos de oito artistas naturais ou residentes nos Açores, que participaram, em 2021, do programa de residência com o mesmo nome, organizado por Rachel Korman e André Laranjinha, em coprodução com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. As obras criadas pelos artistas Carolina Rocha, Diogo Sousa, João Amado, Madalena Correia, Mariana Medeiros, Nina Medeiros, Rodrigo Mota e Sara Brum, sob orientação teórica da artista e realizadora Susana de Sousa Dias e com acompanhamento prático de André Laranjinha, foram filmadas nas ilhas de São Miguel e Terceira. Autobiográficas ou ficcionais, refletem de forma crítica, mas também afetiva, as relações desses artistas com o território, a sua gente e costumes.
O FUSO INSULAR, uma produção da Duplacena e Horta Seca com direção artística de Rachel, surge em 2019, em São Miguel, na sequência do FUSO – anual de videoarte de Lisboa, com o intuito de suprir uma lacuna existente no panorama artístico do Arquipélago dos Açores, no que diz respeito ao conhecimento e à formação na área da imagem em movimento. Fomentar a criação artística entre a camada jovem açoriana, promover novos conteúdos para um público alargado e divulgar a videoarte portuguesa são os objetivos do FUSO INSULAR, que se divide em dois momentos: o programa de residência “Laboratório Imagem em Movimento”, onde se pretende incentivar a criação de novos trabalhos em vídeo, e a “Mostra de Videoarte”, com obras selecionadas por curadores nacionais e internacionais.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
museu.angra.info@azores.gov.pt
http://museu-angra.azores.gov.pt
