Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 1 de julho, pelas 21h00, a mostra Nove Séculos de Amoedação Portuguesa — A doação de Luís Filipe Thomaz — primeira parte, a qual será complementada por uma comunicação do colecionador intitulada “Eu e a minha Coleção de Moedas”.
Tendo como núcleo moedas herdadas dos tios, algumas das quais doadas por D. Luís, o rei numismata, com destaque para um belíssimo real de prata de 10 soldos de D. Fernando I e uma soberba dobra de D. João V, esta coleção foi meticulosamente constituída de acordo com critérios que refletem uma perspetiva que, mais do que a de um numismata, foi a de um historiador, valorizando a moeda, sobretudo, enquanto testemunho de uma época, de uma situação política ou de um contexto cultural e a quem, por isso, não interessaram singularidades nos cunhos ou datas insólitas.
A par deste vasto conjunto de moedas que documenta nove séculos de amoedação portuguesa, foi feita também a doação do resto do acervo que, no seu conjunto, cobre todo o espaço que vai de Portugal ao Japão e todo o período que vai do século VII A.C., quando se fazem as primeiras cunhagens, aos dias de hoje, o qual será encaminhado para o Museu de Angra do Heroísmo à medida que forem elaboradas as respetivas fichas individuais.
Ligado à ilha Terceira por relações genealógicas, (a sua avó Elvira Pacheco de Aguiar Homem de Melo era descendente de uma família que se estabeleceu na Vila Nova, na 1.ª metade do século XVI, vivendo em seguida sucessivamente em Santa Bárbara, Porto Judeu e em Angra), estabeleceu também com Angra do Heroísmo ligações afetivas, dado que a frequenta desde 1959. Contudo, é primordialmente a tradição cosmopolita desta cidade que, durante pelo menos três séculos, foi escalada por embarcações provenientes da Índia e do Extremo Oriente, do Brasil, da costa africana e da América Espanhola, que vai justificar esta magnânima oferta de inestimável valor cultural ao Museu de Angra do Heroísmo.
Melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, CIÊNCIA E TRANSIÇÃO DIGITAL
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 81

