Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo acolhe, no próximo dia 15 de fevereiro, entre as 14h00 e as 17h30, o ateliê As avós vêm ao Museu, organizado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, no âmbito do programa de dinamização da exposição CoMtradição.
Neste ateliê, usam-se linhas coloridas para, recorrendo a pontos simples e tradicionais, personificar reproduções de fotografias a preto em branco que documentam vivências regionais pertencentes ao Arquivo de Imagem e Som do Museu de Angra do Heroísmo.
A frequência é gratuita, mas limitada a 8 adultos com conhecimentos básicos de técnicas de bordado. As inscrições devem ser feitas através do através do telefone 295 240 800 ou do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt.
A exposição CoMtradição, patente até 1 de março na Sala do Capítulo, decorre da atribuição pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, do prémio com o mesmo nome ao empresário terceirense João Pereira. Este prémio surge como forma de distinguir, divulgar e promover a atuação exemplar de entidades ou artesãos que se diferenciam pela dedicação ao trabalho na área do artesanato, elevando, desta forma, as expressões da cultura regional. Tem, portanto, o objetivo de consagrar artesãos ou entidades, com carreira consolidada e historicamente relevante, cujo trabalho contribuiu e continua a contribuir para afirmar a identidade das Artes e Ofícios dos Açores. João Pereira não só contribuiu, ao longo de várias décadas, para a dinamização da economia da ilha Terceira, empregando dezenas de bordadeiras, como também preservou a tradição do bordado a branco nesta ilha.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240
