Caro(a) amigo(a) do MAH,
O novo ano inicia-se no Museu de Angra do Heroísmo com mais uma edição da Maratona Luso-americana de Leitura | Moby Dick de Herman Melville, que terá lugar a 4 de janeiro, na Biblioteca do Edifício de São Francisco, em simultâneo com o New Bedford Whaling Museum, o Observatório do Mar dos Açores e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A atividade terá início pelas 18h00, com uma projeção do documentário Açores - Ilha Terceira e Ilha de Santa Maria, que integra a série Mar | A Última Fronteira, produzido pelo cineasta e fotógrafo subaquático Nuno Sá, para a RTP Açores. A leitura da versão da Moby Dick em língua portuguesa, traduzida e adaptada por Pedro Alves e Tiago Patrício, iniciar-se-á pelas 19h00, tendo uma duração prevista de aproximadamente quatro horas. Durante este período, funcionará um serviço de bar prestado pel’A Minha Casa, enquanto o artesão José Eduardo Silva fará uma demostração da técnica de screamshaw e exporá alguns trabalhos realizados nesta área.
Trata-se da 24.ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum, sendo o quinto ano em que é feita paralelamente uma leitura da obra em língua portuguesa, envolvendo a comunidade luso-americana daquela cidade. A leitura do romance icónico de Herman Melville, no Museu de Angra do Heroísmo, decorre no âmbito de uma colaboração com o Consulado Português em New Bedford e aquela instituição museológica norte-americana, iniciada em janeiro de 2017 com a apresentação da exposição Oásis | Wildlife Photography by Nuno Sá, depositada no MAH, aquando 20ª edição do evento.
Moby Dick, obra datada de 1851, narra a viagem da baleeira Pequod e as atribulações da sua tripulação, da qual faz parte um açoriano, cujo capitão visa destruir um mítico cachalote branco que, num confronto anterior, lhe arrancou uma perna. Combinando a ficção com a não-ficção, ao incorporar trechos informativos sobre a caça à baleia e o processamento dos produtos delas extraídos, o romance acaba por ganhar dimensões alegóricas, representando os extremos da ambição humana e a batalha entre a razão e o instinto animal.
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
