Caro(a) amigo(a) do MAH,
O novo ano inicia-se no Museu de Angra do Heroísmo com mais uma edição da Maratona Luso-americana de Leitura | Moby Dick de Herman Melville, que terá lugar a 4 de janeiro, na Biblioteca do Edifício de São Francisco, em simultâneo com o New Bedford Whaling Museum, o Observatório do Mar dos Açores e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A atividade terá início pelas 18h00, com uma projeção do documentário Açores - Ilha Terceira e Ilha de Santa Maria, que integra a série Mar | A Última Fronteira, produzido pelo cineasta e fotógrafo subaquático Nuno Sá, para a RTP Açores. A leitura da versão da Moby Dick em língua portuguesa, traduzida e adaptada por Pedro Alves e Tiago Patrício, iniciar-se-á pelas 19h00, tendo uma duração prevista de aproximadamente quatro horas. Durante este período funcionará um serviço de bar prestado pel’A Minha Casa, enquanto o artesão José Eduardo Silva fará uma demostração da técnica de screamshaw e exporá alguns trabalhos realizados nesta área.
Em colaboração com a Caritas da Ilha Terceira, e a propósito da mostra Museu Adentro | Memórias do Liceu, que apresenta um modelo pedagógico de botânica, no dia 11 de janeiro, será realizado o workshop Hortas de Varanda, tendo como monitora Catarina Meneses, engenheira do ambiente e monitora do projeto No Planet B | As Nossas Quintas. A participação é gratuita, mas limitada a 10 adultos que podem fazer-se acompanhar por crianças. A inscrição deve ser feita através do e-mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt.
A 18 de janeiro, e no âmbito do programa de dinamização da exposição Filhos da Luz | fotografia de Timothy Lima, o Museu e Angra do Heroísmo festeja a consagração das Mornas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco com um serão dedicado a este estilo musical identitário de Cabo Verde.
A primeira das novas exposições de 2020, Exercícios de Memória | escultura de Luís Brum, inaugura a 25 de janeiro, assumindo-se como uma celebração do livro, enquanto símbolo e monumento ao conhecimento.
As Conferências na Boa Nova regressam na última quarta-feira e janeiro, dia 29, com uma comunicação de Jaime Regalado, técnico-superior do MAH, intitulada Luzes e Sombras sobre o Regicídio, em que se aborda o assassinato do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luís do ponto de vista forense, comprovando que se tratou de uma ação planeada para a eliminação da família real portuguesa e posteriormente dos regicidas.
As visitas guiadas à Fortaleza de São João Baptista decorrem de terça a domingo (10h00/12h00) 14h30/16h30), a partir do Núcleo de História Militar Baptista de Lima sempre que as condições meteorológicas o permitam.
O Serviço Educativo mantém um programa de visitas orientadas às diferentes exposições de longa duração e temporárias patentes no MAH, adaptado a diferentes faixas etárias, que pode ser consultado mediante o acesso ao link mediante o acesso ao link : http://museu-angra.azores.gov.pt/servico-educativo.html.
Continue connosco em 2020!
Com os melhores cumprimentos,
Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
