Versão Online
Banner HISTÓRIA DA FOTOGRA 940x500
‌

Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,

O Museu de Angra do Heroísmo promove, na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 18h00, a cerimónia oficial de doação da coleção de fotografia de Carlos Enes, que passa a integrar o acervo documental da instituição. A mesma será complementada por uma comunicação intitulada A História da Fotografia nos Açores, a proferir por este colecionador e historiador terceirense.

A coleção é composta por mais de duas mil espécies em suporte de papel e mais de 500 postais ilustrados, referentes a todas as ilhas dos Açores, na sua grande maioria organizados por temas e datados, o que facilita a consulta pública e a sua utilização para as mais diversas finalidades. Cobrindo uma boa parte do século XX, é imprescindível para a ilustração de acontecimentos históricos de caráter político, social e cultural. Sendo a cidade de Angra a mais documentada, a Praia da Vitória e algumas freguesias rurais estão também contempladas.

Além de alguns ferrótipos, a fotografia mais antiga em suporte de papel reporta a cerca de 1860, a que se juntam muitas outras do século XIX com inegável interesse histórico, com realce para a Terceira e S. Miguel. Algumas delas já foram utilizadas por Carlos Enes nos quatro volumes do Álbum Terceirense, mas muitas outras estão inéditas e são um contributo importante para a compreensão e leitura renovada da história regional. A este nível, destaca-se um conjunto de 60 fotografias da cidade de Ponta Delgada, todas legendadas e que foram divulgadas até ao presente.

Para além das fotografias e postais, foi também entregue um conjunto de documentos relacionados com o Liceu de Angra do Heroísmo, quando esteve instalado no convento de São Francisco. Tais documentos vêm enriquecer o espólio já existente, que o doador espera possa vir a ser acrescentado com doações de outros antigos alunos.

Há vários anos que Carlos Enes se dedica à recolha de fotografias dos Açores, adquirindo algumas e aceitando ofertas de vários particulares. Faz questão de acentuar que uma boa parte pertencia à família do Dr. Joaquim Corte Real, cuja filha, Isabel, soube preservar. Em conjunto com ela, Carlos Enes ordenou cerca de 20 álbuns que foram depositados, há alguns anos, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Entretanto, foram surgindo sempre muitas outras fotos que, agora, ficam à disposição dos investigadores.

Na opinião de Carlos Enes, “os museus e as bibliotecas são os espaços vocacionados para a recolha destes documentos, na medida em que possuem técnicos que lhes dão o tratamento adequado e condições ambientais que permitem a sua preservação”.

Com os melhores cumprimentos,

Maria de Lurdes de Melo Toste Fagundes
Assistente Técnica - Secretariado

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800  Fax: +351 295 240 818

110x110

‌
Esta mensagem é enviada para de acordo com a legislação Europeia em vigor sobre o envio de mensagens comerciais, ao abrigo da Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu e Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu, e não pode ser considerado "SPAM", pois está claramente identificada pelo seu emissor. Ao abrigo da Lei 67/98 de 26 de Outubro, o destinatário poderá a qualquer momento proceder à rectificação ou cancelamento dos seus dados, conforme o disposto nos artigos 10º e 11º. Se desejar remover o seu email clique aqui.

© 2025 Museu de Angra do Heroísmo, Todos os direitos reservados