Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo
O Museu de Angra do Heroísmo promove a 13 de julho, pelas 15h00, no âmbito de uma colaboração com os Cães do Mar, a apresentação do microespetáculo teatral Rubra Flor da Fajã, uma produção original daquela Companhia de Teatro angrense, com texto e encenação de Peter Cann, interpretação de Andreia Melo e figurino de Ana Brum.
Esta apresentação insere-se no projeto Retratos de Mulher, através do qual os Cãos do Mar visam dar a conhecer vultos femininos açorianos desconhecidos do grande público e que se destacaram pela sua relevante ação social ou cultural, através da produção de minipeças originais passíveis de serem apresentadas em qualquer espaço sem implicação de recursos cénicos significativos.
A primeira das minipeças, que terá como cenário a Biblioteca do Edifício de São Francisco, aborda o notável percurso biográfico de Maria Machado, nascida na Vila da Calheta da ilha de São Jorge, em 1890. Uma das fundadoras da Liga Portuguesa para a Paz, professora do Magistério Primário, pedagoga e ativa opositora do regime de Salazar, esta jorgense destacou-se pelo seu empenho na promoção cultural dos menos privilegiados. Politicamente engajada, foi presa diversas vezes entre 1936 e 1954, sendo-lhe negada a possibilidade de prosseguir o exercício da sua profissão, recorrendo ao serviço doméstico em casas.
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818