Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo
Envio-lhe em anexo a Agenda de Atividades do Museu de Angra do Heroísmo para o mês de março, da qual salientamos a abertura da sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia, a 17 de março, pelas 15 horas, cujo programa inclui uma conferência de Paula Romão sobre o processo de restauro a que o espaço foi submetido e um concerto para violoncelo e cravo, com obras de Johann Sebastian Bach (1685/1750), que terá como protagonistas Gustaaf van Manen e Orest Grytsiouk.
No que diz respeito a exposições, sugerimos uma visita à Retalhos | uma Abordagem ao Patchwork Açoriano, patente até 15 de abril na Sala do Capítulo, em resultado de uma colaboração com a Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Na Sala Dacosta, e até 8 de abril, poderá apreciar Aquedutos: Água e Património | fotografia de Pedro Inácio.
Destaque ainda para a 10ª edição da rubrica Máquinas do Tempo | Retratos Têxteis de Linda Lane Thornton e para a mostra Tesouros da Casa Forte, que, até 18 de março, apresenta um capacete do tipo montefortino (séc. IV a.C. a I d.C.) e, a partir de 20 de março, uma acha africana.
Março será também um mês de teatro. No dia 10, e a propósito do lançamento do livro Bruxas em Quarentena de Flávia Medeiros, terá lugar uma exibição da Associação Educativa de Artes Rítmicas e Expressivas Galáxia, no claustro do Edifício de São Francisco, pelas 15h00. Os Cães do Mar voltam ao Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, com a peça Os Amores Encardidos de Padi e Balbina: uma dúbia estória de amor do Revenge, a 24, pelas 21h00, no âmbito do festival 7 dias 7 palcos 7 espetáculos, organizado pelo Alpendre | Grupo de Teatro. A 25 de março, e no âmbito do mesmo festival, haverá Poesia in Claustro, pelas 16h00, seguindo-se a conferência Direitos e Ator | Produção e Gestão Cultural, no auditório o MAH. Pelas 19h00, a companhia de teatro residente do MAH, A SALA, apresentará Os Mandriões, também no auditório do MAH.
A IV sessão do ciclo de conferências Saberes da Terra, subordinada ao Tema Ribeira dos Moinhos: Água e Património, terá lugar no sábado, 27, pelas 15h00, contanto com a presença dos comunicadores Isabel Silva e Paulo Barcelos. A 31 de março, a música eletrónica regressa ao Museu com um programa cultural e lúdico da responsabilidade da associação Palpita Talento.
Aos sábados de manhã, entre as 11h00 e o 12h30, os Cães do Mar orientarão uma classe de teatro infantil, no Serviço Educativo do MAH. As inscrições estão já abertas.
A oficina de bordado com lantejoulas Retalhos com Glamour destinada a adultos com noções básicas de costura, a promover em colaboração com o CRAA, no âmbito da dinamização da exposição Retalhos | uma Abordagem ao Patchwork Açoriano e os ateliês infantis Mexer com a Água, coordenado pelo Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, e Colorir à Martelada, a desenvolver na interrupção letiva da Páscoa complementam as atividades em regime de inscrição individual disponibilizadas no corrente mês.
Paralelamente, decorrem ainda visitas e ateliês para grupos escolares e associações de cariz social e cultural disponíveis mediante inscrição prévia.
Para mais informações, consulte, por favor a agenda anexa.