Caro(a) amigo(a) do Museu de Angra do Heroísmo,
O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, pelas 15h00, a palestra Os Instrumentos Haupt e o Museu de Angra do Heroísmo, a proferir por Alexandre Andrade, no âmbito do ciclo de conferências Museu de Ouro, com o qual o MAH assinala os seus 70 anos de existência, 50 dos quais no atual Edifício de São Francisco, convidando reputados especialistas a apresentar ao público algumas das mais notáveis e representativas peças do seu acervo.
Alexandre Andrade fará uma incursão em torno do clarinete de Ernesto Frederico Haupt da Coleção do Museu de Angra do Heroísmo, partindo do referencial organológico dos instrumentos da casa Haupt localizados ao longo das últimas décadas, em coleções públicas e privadas, em Portugal, França e EUA.
O contributo da família Haupt para a historiografia musical portuguesa foi determinante a partir da chegada a Lisboa, em 1753, do Frederich Haupt (c.1720-c.1810). Em atividade até finais do séc. XIX, a casa Haupt alcançou grande impacto no mercado interno na primeira metade de oitocentos, através do mestre Ernesto Frederico Haupt (1793-1871). Da sua linha de produção destaca-se a flauta, o flautim e o clarinete, bem como o oboé, fagote e o corne-inglês.
A conferência será seguida de um recital de música barroca, com a participação de Alexandre Andrade na flauta traversa, Gustaaf van Manen no cravo e Orest Grytsyuk no violoncelo como convidado especial.
A entrada decorre em regime de livre acesso.
Alexandre Andrade, natural de Souto, concelho de Santa Maria da Feira, é professor auxiliar do Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares/ Instituto Piaget de Viseu (Portugal), professor Convidado da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal da Bahia (Brasil) e professor de Flauta no Conservatório de Música da JOBRA (Portugal). Licenciou-se em Ensino de Flauta Transversal, na Universidade de Aveiro, em 1995, na classe de Pedro Couto Soares; realizou o Mestrado em Performance no Waterford Institute of Technology (Irlanda), em 1997, tendo estudado música antiga com Rachel Brown. Doutorou-se em Música, na Universidade de Aveiro, em 2005, com a tese A presença da flauta traversa em Portugal de 1750 a 1850.
Em novembro de 2013, no âmbito do programa Erasmus, ministrou uma master classe e seminário no Real Conservatório Superior de Música de Madrid para as classes de Traverso e Flauta Moderna. Em setembro de 2016, concluiu o Mestrado em Interpretação - Música Antiga - Traverso, na ESMAE (Porto) na classe do professor Olavo Barros. Também trabalhou em Orquestra Barroca com os professores Pedro Sousa e Silva, Ana Mafalda Castro, Benjamim Chénier e Marco Ceccato. Membro fundador dos agrupamentos Ensemble Ars Iberica, Iberian Ensemble e Ventos do Atlântico, tem realizado concertos e formação na área da Música Antiga em Portugal continental, Açores, Espanha e Brasil.
Gustaaf Robert Van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, instituição de que é eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. De 1985 a 1998, lecionou a disciplina de pedagogia da música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores.
Desde 2016 que se tornou organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas, deste instrumento histórico.
Orest Grytsyuk, natural da Ucrânia, iniciou a sua formação musical aos seis anos, sob orientação do professor Vassyl Kufliuk. Mais tarde, ingressou na Escola Especial de Música Solomia Krushelnytska, em Lviv (Ucrânia), onde estudou com o professor Yevhen Schpitzer. Em 1986, foi admitido no Instituto Superior de Música M. V. Lysenko do Estado de Lviv, onde prosseguiu o seu curso, sob a orientação do professor Yuriy Laniuk. Concluiu o curso em 1993, tendo-lhe sido conferidas as qualificações de Concertista, Solista de Música de Câmara, Solista de Orquestra e Professor. Iniciou, então, a sua atividade profissional no Instituto Superior de Música na Faculdade de Música de Câmara e Quarteto de Cordas da cidade de Lviv. Durante essa época, participou em várias tournées, como membro de Quarteto de Cordas pela Suécia, Polónia, ex-Jugoslávia, ex-Checoslováquia e Hungria.
Chegou aos Açores em 1995 e desde então leciona Violoncelo no Conservatório de Angra do Heroísmo e tem colaborado ativamente em diversos conjuntos instrumentais apresentando-se, regularmente, em concertos, recitais e outros eventos culturais nos Açores.
Cumprimentos,
Maria Fagundes Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo Ladeira de S. Francisco 9700-181 Angra do Heroísmo Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818

|
|