Caro(a) amigo(a) do MAH,
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, dia 6 de abril, pelas 15h00, a 14ª edição da rubrica Museu Adentro, no âmbito da qual são expostas até julho, no 2.º momento da exposição de longa duração Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, três magníficos exemplares de arquetas namban do período Momoyama (1568 a 1603), ou mesmo anteriores, pertencentes à coleção de Vergílio Schneider.
Requintadas e belas, estas arquetas são representativas da arte namban, que se desenvolve no Japão, na sequência da chegada dos portugueses em 1543, constituindo um dos primeiros exemplos conhecidos da ocidentalização da Ásia.
Aquando da inauguração, o colecionador Vergílio Schneider salientará o exotismo e preciosidade dos materiais que as constituem, bem como o rigor e mestria das técnicas utilizadas na sua construção, assinalando a sua representatividade em termos históricos.
O Museu Adentro é um projeto do Museu de Angra do Heroísmo que consubstancia a sua missão de divulgar e potenciar as coleções e áreas temáticas representadas no seu acervo, mediante a inserção temporária na exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico de peças facultadas por entidades externas consideradas relevantes, no âmbito da história, da arte, da religião e também da ciência e da técnica.
A cada uma das mostras é associada uma comunicação de um especialista ou técnico, de forma a explicitar o valor patrimonial, museológico ou afetivo das obras ou artefactos expostos.
Paralelamente, é editado um boletim em formato digital, que, mediante a colaboração com um fotógrafo convidado, neste caso, Cristina Brum, complementa o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.
Cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S. Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
