Caro(a) amigo(a) do MAH,
A arte e as novas tecnologias cruzam-se na programação do Museu de Angra do Heroísmo no mês de fevereiro de forma a diversificar a sua oferta cultural e a ir de encontro a diferentes tipologias de público.
O encerramento da exposição Citius, Altius, Fortius, que documenta a vertiginosa escalada tecnológica a que assistimos na contemporaneidade é assinalado pelo evento gaming Nerd Alert, a realizar de 1 a 3 de fevereiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, através da Start Up Angra. O evento trará à Ilha Terceira representantes de empresas que dominam o mercado de consolas e de jogos a nível mundial, permitindo também dar visibilidade a estruturas locais ligadas a este sector, nomeadamente a Redcatpig Studio, uma start-up de videojogos que nasceu nos Açores, tendo como CEO Marco Bettencourt, e cujo produto foi nomeado finalista na categoria de melhor jogo de 2018 pela PlayStation Talents Portugal. Para além de exposições e de torneios de jogos, destaca-se a presença do historiador de videojogos e game designer Ivan Barroso, que proferirá uma conferência sobre a evolução dos videojogos e a influência cultural das indústrias de entretenimento, no dia 2 de fevereiro, pelas 18h00.
Também a 2 de fevereiro, na sequência de um protocolo de depósito assinado com o NOVO BANCO, terá lugar uma apresentação de duas obras de José Júlio de Souza Pinto, natural de Angra do Heroísmo, e um dos grandes pintores portugueses da primeira geração naturalista. A comunicação marcada para as 15h00 será feita pela Prof. Doutora Ana Paula Rebelo Correia, consultora científica para a Coleção de Pintura do NOVO BANCO, no âmbito da 13ª edição da rubrica Museu Adentro, que viabiliza a mostra em espaço museológico de peças notáveis pertencentes a entidades públicas e privadas da comunidade, decorrendo, neste caso, da iniciativa do NOVO BANCO Cultura de disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com museus, em cujos percursos expositivos as peças depositadas passam a integrar-se.
Ainda no domínio da arte, destaca-se a inauguração a 23 de fevereiro da exposição Tiago Azevedo | The Painter of Fantasy, pintor e arquiteto nascido na ilha Terceira, em cuja obra personagens históricas, bíblicas e fantásticas surgem retratadas com aparato em assombrosas representações que cruzam influências dos grandes mestres clássicos com traços do surrealismo pop.
A mostra de máquinas fotográficas, Memórias que, desenhadas com luz, em papel se fixaram, patente de 4 de fevereiro a maio, na Delegação Aduaneira de Angra, e a nova rubrica Vitrine de Curiosidades, em que estará exposto até 3 de março um exemplar de relógio solar de bolso com bússola do século XVIII, concretizam a missão do MAH de dar a conhecer a riqueza e diversidade das suas coleções.
A 8 de fevereiro, o teatro regressa ao Museu, com mais um Café Teatro protagonizado pelo grupo residente A SALA, em que os diferentes sketches terão como fator aglutinador um restaurante, onde dramas da vida fazem parte do menu e são servidos e condimentados com uma pitada de humor negro à la Tarantino.
A 17 de fevereiro, os Urban Sketchers da Ilha Terceira voltam a desenhar no MAH, desta vez na exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, num encontro em regime de livre acesso.
No que diz respeito a ateliês individuais, a par das classes semanais de sensibilização teatral Alfabeto do Corpo e de mais uma sessão de Biodanza, a 23 de fevereiro, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo dinamiza o ateliê infantil Cavaleiros, Unicórnios e Damas de Chapéu em Bico, destinado a crianças a partir dos 5 anos. O referido ateliê funcionará das 14h00 às 17h00 de 9 de fevereiro e a participação é gratuita, mas dependente de inscrição prévia.
A par da visitas-ateliê A Rainha e a Lavadeira que permitem explorar a evolução da função da pintura ao longo do tempo, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo disponibiliza todo um conjunto de atividades de dinamização das exposições de longa duração e reservas visitáveis, que são dadas a conhecer no sítio on line da instituição: http://museu-angra.azores.gov.pt/museu-educativo.html.
Cumprimentos,
Maria Fagundes
Secretariado
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA
Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de S.Francisco
9700-181 Angra do Heroísmo
Tel: +351 295 240 800 Fax: +351 295 240 818
